EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Professor generalista, ético, humanista, autônomo, empreendedor, crítico e reflexivo, que compreende a Educação Física e o movimento humano não como fins, mas como meios para, através da educação e reeducação motora, da educação esportiva e da educação para um estilo de vida ativo e de comportamentos saudáveis, atingir os objetivos e valores inerentes ao processo educacional. Deve dominar o conhecimento da área da Educação Física, reconhecê-la como interdisciplinar e dominar os componentes a serem desenvolvidos na educação básica, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos , compreendendo diferenças não como desigualdades, mas como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino. O egresso do curso está apto a intervir acadêmica e profissionalmente no componente curricular da Educação Física, entendendo a escola como local para a transformação social e não como mero espaço de transmissão de conhecimentos. O professor de Educação Física deve promover um estilo de vida ativo e saudável entre seus alunos, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar e para o desenvolvimento permanente do pensamento crítico e da cidadania. Deve, também, servir de referência em educação e ensino nos diferentes segmentos humanos e sociais, considerando a prática docente sob as perspectivas da educação formal (educação básica, na disciplina Educação Física), da educação não formal na escola (escolinhas esportivas, programas e projetos de responsabilidade social), da educação inclusiva (para deficientes), da educação em outros espaços educacionais (terceiro setor, organizações corporativas e programas e projetos de educação), da educação à distância e da participação em equipes para discussão de políticas públicas em educação e cidadania.

MERCADO DE TRABALHO
A maior oferta de vagas é em academias e escolas. Outras possibilidades são em empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs e similares), Vilas Olímpicas, Associações e Centros Comunitários, Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de referência para pessoas com deficiência.

SOBRE O CURSO
Nessa licenciatura, o aluno tem aulas de práticas esportivas e de conteúdos teóricos, caso das disciplinas de metodologia de educação física escolar e didática. Assim, aprende a gerir projetos pedagógicos e tem acesso a valores éticos e inclusivos. Laboratórios modernos e espaços físicos para aulas complementam o curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *